Escritorio Virtual RSS Facebook

Artigos

Advogado, prerrogativas e criminalização
Históricas afrontas patrocinadas por autoridades policiais, do Ministério Público e mesmo judiciárias, contra advogados no exercício da profissão
A súmula 347 do superior tribunal de justiça e a derrogação dos artigos 594 e 595, do codigo de processo penal.
A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou, no dia 23/04/2008, a Súmula nº. 347, a qual tem a seguinte redação: “O conhecimento de recurso de apelação do réu independe de sua prisão.”
Medida Liminar Provimento Judicial de Caráter Emergencial, ou Solução Acauteladora de um Possível Direito Agravado
O Código de Processo Civil, enquanto repositório príncipe da legislação processual civil pátria, dedicou o seu terceiro livro ao processo cautelar, isto é,
O DIREITO COMO CIÊNCIA
Marcus Valério Saavedra Guimarães de Souza é Advogado, especialidade em Direito Penal e Processo Penal, Pós-Graduado em Direito Civil e Processo Civil.
Conceito jurídico de contrato; o pacto e a convenção: distinções semântico - conceituais;
O renomado civilista, produz um conceito mais sintético, pelo qual, “contrato é um acordo de vontades com a finalidade de produzir efeitos jurídicos”.
Responsabilidade civil: teorias: objetiva e subjetiva
Entende-se por Responsabilidade Civil a obrigação que a pessoa causadora tem de indenizar os danos que venha alguém a sofrer.
A responsabilidade civil por fatos de outrem
De conformidade com a nossa sistemática jurídica, a pessoa não responde só pelo ato que, mediante dolo ou culpa, deu origem a um dano.
Ato ilícito como fonte da obrigação de indenizar
A caracterização do ato ilícito não é fácil, como parece à primeira vista. Ilícito significa contrário à lei, mas nem todo ato infringente da lei é ilícito.
Responsabilidade contratual e extracontratual
A responsabilidade civil, dentro do sistema do Código Civil brasileiro, distingue-se em contratual e extracontratual. A responsabilidade contratual é aquela que deriva da inexecução de negócio jurídico bilateral ou unilateral
Responsabilidade Civil e Penal
A responsabilidade jurídica abrange a responsabilidade civil e a criminal. Enquanto esta pressupõe uma turbação social, isto é, uma lesão aos deveres de cidadãos para com a ordem da sociedade, acarretando um dano social determinado pela violação
Importância da responsabilidade civil no direito moderno
Este é um assunto de grande importância para toda a ciência Jurídica. Alguns autores dizem que seu estudo tende a ocupar o centro do direito civil. Sendo, portanto, uma questão das mais antigas.
Exploração sexual de adolescentes
De manira alguma o STJ, ao decidir que o freguês ocasional de prostituta adolescente não infringe o artigo 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), afirmou que pagar para ter relação sexual com menores de idade, não é crime.
Responsabilidade civil: Teorias objetivas e subjetivas
Entende-se por Responsabilidade Civil a obrigação que a pessoa causadora tem de indenizar os danos que venha alguém a sofrer. A teoria objetiva defende a desvinculação do dever de ressarcir, sempre que um causa a noção de culpa.
Requisitos de validade contratual. requisitos objetivos, subjetivos e formais
Para ter validade, o contrato exige a miscigenação de elementos, a que se convencionou denominar de pressuposto e requisitos. Estes são de natureza intrínseca; aqueles, de ordem extrínseca...
Pedofilia na internet LEI Nº. 11.829 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2008
Os números de crime de pedofilia on line são alarmantes, segundo a ONG de Combate a Pedofilia só no primeiro semestre de 2008, foram 42.122 denúncias, ante 24.070 em 2007...
O paciente diabético e a lei 11.347/2006
A matéria veiculada no recente diploma legal ocupa-se da gratuidade de remédios e produtos, em benefício dos diabéticos, a serem custeadas pelo Estado, mediante repasses de recursos financeiros federais aos governos locais.
O contrato de compra e venda
Por compra e venda se há de entender o negócio jurídico através do qual uma pessoa se obriga a transferir a outra a propriedade de uma coisa, mediante a contraprestação de uma quantia em dinheiro ou qualquer outro objetivo que tenha valor econômico.
Modalidades de culpa
Antes de se analisar as modalidades da culpa, faz-se necessária a definição da mesma, haja vista, a responsabilidade civil, no direito brasileiro, a tem como fundamento essencial, salvo a teoria do risco.
Fato jurídico, ato jurídico: Modalidades, forma, prova e defeitos dos atos jurídicos; relações jurídicas: Classificação das obrigações, quanto ao obj
Adquire-se direitos mediante ato de adquirente ou através da intervenção de outrem, admitindo que uma pessoa pode adquiri-los tanto para si, como para terceiros.
A lei de proteção às testemunhas
A proteção estatal decorrente da mencionada lei, considerará a efetiva gravidade da ação e da ameaça, bem como a dificuldade de preveni-la e a importância relacionada para a produção da prova.
A importância das penas alternativas na recuperação do apenado
A falência do sistema penitenciário brasileiro vem direcionando a classe jurídica para a necessidade de adoção de um amplo movimento nacional, no sentido de que mudanças urgentes e estruturais sejam aplicadas às modalidades sancinatórias...
A ilegal cumulação de pena privativa de liberdade com pena restritiva de direitos na apicação do suris
Há previsão no Código Penal, em seu artigo 78, § 1º, de aplicação da pena de prestação de serviços à comunidade, ou limitação de fim de semana, no primeiro ano do período probatório, na hipótese de suspensão condicional da pena.
Criminalidade e o pacto social
A criminologia hodierna revela, com meridiana clareza, que o crime é um fenômeno sóciopolitico, advindo da conjugação de fatores sociais, tendo o Direito Penal ínfima capacidade de influir sobre eles...
Valério Saavedra - Advogado Criminalista - Webmail - Administração do Site
Travessa Dom Romualdo de Seixas, 1.560 - Ed. Connext Office, sala 904, Umarizal - CEP 66.055-200 - Belém (PA)
Telefax (91) 3241-1669. Celular (91) 9981-7478
e-mail: valerio@valeriosaavedra.com
Desenvolvido por Web Simples Brasil
Ir para o topo